Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/institutolobo/public_html/mbeatrizlobo/wp-content/plugins/facebook-import-comments/classes/FacebookCommentImporter.php on line 185

“Uma tragédia anunciada em milhares de outros locais Brasil afora!” Post 55

by Maria Beatriz Lobo - fevereiro 4th, 2013.
Filed under: Assuntos Gerais e Atualidades, Mundo social e político. Tagged as: , , , , .

“Uma tragédia anunciada em milhares de outros locais Brasil afora!” Post 55

A tragédia de Santa Maria não tem só contornos de irresponsabilidade, imperícia, imprudência e, provavelmente, corrupção. Há uma vertente de hipocrisia e inoperância da qual sou testemunha viva e que é quase generalizada.

Apesar do Corpo de Bombeiros ainda ser um dos últimos redutos de esperança confiável existentes em nosso país, quando ele trabalha burocraticamente junto aos poderes públicos, deixa-se levar, ou não consegue impor sua missão de proteção e prevenção.

Para citar como exemplo, quando pedi para fazer a vistoria de uma sala em meu prédio de 3 andares que servirá para atendimento em psicologia, os Bombeiros exigiram olhar o prédio todo. Indaguei a razão e eles me disseram que não adiantava que uma sala estivesse bem para receber meus pacientes se o prédio representasse uma ameaça.

Assim fizeram: avaliaram todo o prédio e concederam o alvará, mas ao sair, soube da pérola que demonstra que a situação de Santa Maria deve ser uma tragédia anunciada em milhares de outros locais, Brasil afora!

Para meu espanto e indignação, um representante dos Bombeiros disse que um dos mais antigos prédios bem no centro de minha cidade e que abriga um hotel, possui todas as suas sobrelojas e o próprio hotel sem alvará dos Bombeiros em razão do hotel insistir em manter o sistema de abastecimento de gás do lado de dentro do prédio (e como consequência, não têm licença da Prefeitura que exige o documento dos Bombeiros para regularizar a situação do estabelecimento e assim vai…).

Questionado sobre o que os Bombeiros fazem nessa situação, a resposta veio rápida: todos esses estabelecimentos estão funcionando sem o alvará dos Bombeiros há mais de 10 anos! Ou seja, parece que não conceder o alvará é o castigo que se lhes impõem! Só que todos sabem o que está ocorrendo, não tomam providências, mas os estabelecimentos continuam lá, recebendo hóspedes e clientes até que haja alguma tragédia para, aí sim, vir a correria atrás dos prejuízos e todos chorarem os mortos!!!

Ou seja, não dar o alvará é o que os Bombeiros fazem, mas não há nenhuma penalidade, ou suspensão prevista para que esses estabelecimentos não atuem, evitando as arapucas semelhantes à Boate Kiss!

Para pedir milhares de firulas, inutilidades da burocracia, não falta gente nem vontade, mas para essas questões cruciais não há muita disposição! Onde está a força do poder público naquilo que realmente é de interesse público?

Abrir um negócio ou uma empresa em nosso país é um dos processos mais atrasados do mundo, mas mesmo assim há uma avalanche de hipocrisia e inoperância que ainda vai colocar fogo no Brasil!

 

Deixe seu comentário!

This blog is protected by Dave\\\\\\\'s Spam Karma 2: 243908 Spams eaten and counting...