Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/institutolobo/public_html/mbeatrizlobo/wp-content/plugins/facebook-import-comments/classes/FacebookCommentImporter.php on line 185

Zona no Zoo – Post 50

by Maria Beatriz Lobo - julho 31st, 2012.
Filed under: Assuntos Gerais e Atualidades. Tagged as: , , , , .

Zona no Zoo!

Post 50

Não consegui imaginar outro título que representasse bem meus sentimentos e ao mesmo tempo despertasse o interesse dos leitores, por isso peço desculpas antecipadas.
Acontece que foi exatamente isso que senti neste final de semana ao tentar fazer um programa com nosso neto, que veio do Rio para comemorar seus 5 aninhos, típico para a idade e ao mesmo tempo nostálgico para nós, adultos, que fomos ao Zoológico de São Paulo e ao Simba Safári tantas vezes!
Vocês devem imaginar que há décadas não pisávamos lá, e, talvez por esta razão, tínhamos a ilusão de que o poder público já teria feito as melhorias e as inovações necessárias para o acesso ao Parque do Estado e a essas atrações tão famosas.
Qual o que…ledo engano!
Inacreditavelmente, verificamos que o descaso com a população (exatamente a mais modesta que, como nós fizemos, opta por este tipo de programa em um domingo ensolarado de férias como foi este passado) chega às raias da afronta, do deboche, do absurdo!
Continua tudo lá, igualzinho há 30 anos atrás, como se a população, o trânsito e os espaços de estacionamento não tivessem que sofrer adaptações óbvias na cidade que é uma das 3 maiores do mundo, mas que continua escassa de atrativos para quem não quer só comer, ou ir a museus, teatros e cinemas.
Em uma cidade com poucos e péssimos parques (nem venham me falar do Ibirapuera, que é um sucesso aqui para nós, mas que não se compara aos grandes parques urbanos dos países desenvolvidos!), o que vimos foi um trânsito infernal para muita gente que só queria usufruir um pouco do lazer local.
Como todos que já foram sabem – mas não os pobres incautos que pensavam que este país evolui minimamente – a avenida principal de acesso ao Zoológico da cidade de São Paulo continua estreita, com carros parados ao largo, deixando apenas uma pista para acesso a vários lugares (não só para o Zoo, mas para o Simba Safári e outras atividades na região), sem qualquer planejamento ou cuidado das autoridades para um previsível enxame de visitantes.
Ou seja, gente largando os carros para ir a pé, enquanto os motoristas buscam um lugar nos pouquíssimos bolsões de estacionamento, filas imensas, horas no sol, milhares de pessoas abandonadas sem ninguém para orientar, a não ser os flanelinhas que fazem o papel do Estado e acabam “dirigindo” o caos instalado.
Não pensem que lugares movimentados tem que ser sempre assim: vejam o que ocorre nos grandes parques no exterior que recebem milhares de pessoas todos os dias, de forma organizada e digna!
O nosso governo já poderia, há décadas eu repito, ter alargado as avenidas de acesso, organizado os estacionamentos, colocado pessoal preparado para orientar os carros, filas etc deste e de outros locais que recebem visitação pública.
Saibam (os que não sabem) que não é um programa gratuito não, pois paga-se ingresso para todos esses lugares, mas, como disse um motorista de táxi ontem “é impossível ir ao zoo nas férias, pois fica lotado!”, ou seja, não dá nem para alegar que foi um evento isolado…e se não dá para ir nas férias, quando é que se pensa que deve ocorrer o maior movimento nos parques?
Enfim, uma vergonha, uma demonstração cabal de que ninguém está nem aí para o lazer da população e que esta é a terra de ninguém! Ou perdão! Deve ser de alguém, ou de várias pessoas que vendem alvará de funcionamento, cobram propina para isso e aquilo, mas não cuidam dos aparelhos públicos e não estão preocupadas com as pessoas e seus dias de descanso com a família.
O que eu fiz?
Depois de perder 2 horas no trânsito local, desistimos e fomos ver corrida de cavalos. Eu sei que não chega a ser o programa mais adequado para crianças, mas pelo menos meu neto pode ver um bicho vivo sem ser de binóculos, como aqueles que os ambulantes vendem na porta do zoo, agora eu sei muito bem para quê!

Deixe seu comentário!

This blog is protected by Dave\\\\\\\'s Spam Karma 2: 243908 Spams eaten and counting...